domingo, 20 de janeiro de 2008

NAÇÃO FAST FOOD

Boas intenções não fazem um bom filme, prova disso é este NAÇÃO FAST FOOD, de Richard Linklater, cineasta competente responsável por grandes trabalhos como ANTES DO AMANHECER, ANTES DO PÔR-DO-SOL e ESCOLA DE ROCK. E olha que bons pré-requisitos não faltaram ao longa!
Contanto com um elenco competente e variado, que traz desde nomes como Bruce Willis (numa participação especial), até atores como Paul Dano, Greg Kinnear (ambos de PEQUENA MISS SUNSHINE) e Catalina Sandino Moreno (MARIA CHEIA DE GRAÇA), mais presentes no cinema independente, NAÇÃO FAST FOOD é repleto de críticas ácidas e interessantes, e a premissa de acompanharmos de perto os bastidores de uma famosa rede de fast food, no mínimo desperta a curiosidade do expectador. O caráter documental que Linklater dá ao filme acaba revelando-se também uma opção cinematográfica interessante.
Infelizmente o roteiro do filme é falho em inúmeros aspectos. Assim, NAÇÃO FAST FOOD é incapaz de se aprofundar em qualquer que seja sua história ou crítica, fazendo uma colcha de retalhos superficial de inúmeros assuntos discutidos. Pior, seus personagens não apresentam profundidade alguma, servindo apenas como elementos de discurso, que a todo instante filosofam sobre os temas apresentados, o que soa de forma absolutamente artificial.
Como se não bastasse, o roteiro conta ainda com uma incapacidade absurda de desenvolver suas inúmeras tramas paralelas, e acaba dividindo-as por atos: a princípio somos apresentados ao personagem de Kinnear, o vice-presidente de uma grande rede de fast food, responsável por investigar uma contaminação da carne fornecida à empresa. Em paralelo, vemos a história de um grupo de latinos imigrantes ilegais, empregados em condições precárias no frigorífico fornecedor da rede. A trama envolvendo o vice-presidente cresce até o final do segundo ato, quando é simplesmente deixada de lado, enquanto outras que até então vinham a “Banho-maria”, (como a dos jovens ecologistas que num ato de manifestação “libertam” uma manada de bois) se sobressaem, desviando o foco narrativo mantido até então.
Irregular, NAÇÃO FAST FOOD é o típico filme cujas boas intenções sobressaem à obra cinematográfica (não a toa, esteve presente na seleção oficial de Cannes). Assim, sua chocante seqüência final, realizada num matadouro, acaba destoando do restante da obra, que é crítica, porém, superficial.


por ALVARO ANDRÉ ZEINI CRUZ

(50º post do blog!)

Nenhum comentário: