segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

GLOBO DE OURO: CINEMA

É, deu zebra... Nem o aclamado SANGUE NEGRO, nem o favorito ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ. E o GLOBO DE OURO foi para... (os vencedores das principais categorias comentados abaixo):

MELHOR FILME DRAMA/SUSPENSE
DESEJO E REPARAÇÃO

Tudo bem, DESEJO E REPARAÇÃO encabeçava a lista com sete indicações, mas alguém realmente apostava nessa vitória? Afinal, poucos haviam ouvido falar do filme até o anúncio dos indicados, e ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, dos irmãos Cohen vinha como favoritíssimo, seguido de perto pelo novo de Paul Thomas Anderson, SANGUE NEGRO. Tinha ainda Cronemberg e Ridley Scott. Assim, Joe Wright surge como um diretor a ser observado, já que esteve presente com ORGULHO E PRECONCEITO, seu filme de estréia, nas principais premiações de 2007, e retorna agora em grande estilo, mesmo sendo a zebra do Globo de Ouro.

MELHOR FILME COMÉDIA/MUSICAL
SWEENEY TODD - O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET

Apesar de ACROSS THE UNIVERSE ser um grande filme, a crítica especializada parece ter torcido o nariz para o musical com canções dos Beattles. Já HAIRSPRAY teve todo o entusiasmo da crítica, mas convenhamos que, por mais simpático que o musical estrelado por John Travolta seja, não é filme com cara de Globo (muito menos de Oscar). Assim, a disputa acirrada estava entre JOGOS DO PODER, de Mike Nichols (CLOSER), o independente JUNO, e o novo de Tim Burton, SWEENEY TODD, que acabou sendo o vencedor da noite.

MELHOR ATOR DRAMA/SUSPENSE
DANIEL DAY-LEWIS

Justo, afinal ele já era o favorito, e acaba sendo uma forma de recompensar SANGUE NEGRO, que por pouco não saiu de mãos abanando. Na verdade justo mesmo seria ele dividir o prêmio com os outros quatro excelentes atores que ficaram para trás.

MELHOR ATRIZ DRAMA/SUSPENSE
JULIE CHRISTIE

Não há muito que comentar, já que não vi a atuação de nenhuma das candidatas. Julie Christie sobressai-se num papel batido (o de uma mulher com mal de Alzheimer), mas que sempre acaba rendendo boas e emocionantes interpretações.

MELHOR ATOR COMÉDIA/MUSICAL
JOHNNY DEPP

Sem comentários! Não vejo a hora de Depp ganhar seu merecido Oscar.

MELHOR ATRIZ COMÉDIA/MUSICAL
MARION CONTILLARD

Se vocês olharem alguns posts abaixo (o que comento os indicados à premiação), vão ver que eu avisei. Odeio dizer, mas avisei. Só posso dizer que foi mais do que merecido.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
JAVIER BARDEM

Vencedor por ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, este excelente ator deve comemorar a premiação em praias brasileiras, ao lado da excelente companhia da namorada Penélope Cruz. (Ai que inveja do Javier...)

ps: é impressão minha ou aquele plongé de Almodóvar em VOLVER super favorecia o peitoral da atriz? Enfim, continua sendo Penélope do mesmo jeito.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
CATE BLANCHETT

Excelente atriz, figurinha repetida em premiações, desbancou a pretty woman Julia Roberts.

MELHOR DIRETOR
JULIAN SCHNABEL

Uma zebrinha. Desbancando favoritos como os irmãos Cohen, Ridley Scott e Tim Burton, o diretor de O ESCAFANDRO E A BORBELETA correu por fora e conquistou o Globo de melhor diretor.

MELHOR ROTEIRO
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ

Depois de tiraram o quase certo Melhor Filme dos Cohen, deram a eles ao menos o prêmio pelo bom script que fizeram.

MELHOR ANIMAÇÃO
RATATOUILLE

Mais uma vez: eu disse que com PERSÉPOLIS de fora da categoria, o ratinho francês reinaria absoluto. Não deu outra!


por ALVARO ANDRÉ ZEINI CRUZ

Nenhum comentário: