segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

GLOBO DE OURO: TV

MELHOR SÉRIE DRAMÁTICA
HOUSE / BIG LOVE / DAMAGES / THE TUDORS / GREY’S ANATOMY / MAD MEN

Difícil julgar sem ser parcial. HOUSE é (para mim) uma das coisas mais sensacionais da televisão americana hoje em dia, embora reconheça sua estrutura narrativa absolutamente convencional. Não há episódio perdido, tudo é absolutamente bem pensado e repensado e o que vai ao ar nunca é menos do que ótimo. Já badalada GREY’S ANATOMY faz o gênero novelinha, mas daquelas que te fisga e fica impossível parar; além de contar com elenco e roteiro invejáveis. Dizem que BIG LOVE já teve dias melhores, mas como a HBO não chega aqui em casa, fica difícil julgar. Dizem também que DAMAGES é fora de sério, mas assim como MAD MEN, ainda está para desembarcar em nosso território. Por último vem THE TUDORS e a pergunta: fui só eu que achei a série pretensiosa e chata, ou mais alguém também achou? Para fechar, impossível esquecer mais uma injustiça com LOST que teve uma temporada no mínimo impecável, e mesmo assim, ficou de fora das principais categorias. Assim sendo, meu voto desde já ficaria com HOUSE.

MELHOR SÉRIE CÔMICA
30 ROCK / PUSHING DAISIES / EXTRAS / CALIFORNICATION / ENTOURAGE

Conheço pouco das indicadas. Me pergunto o que CALIFORNICATION está fazendo nesta categoria e onde está UGLY BETTY (a ausência das DESPERATE é até compreensível já que há algum tempo elas não andam nas graças da crítica americana). 30 ROCK é divertida e bem escrita, sei pouco sobre EXTRAS e ENTOURAGE, e destaco desde já a badalada PUSHING DAISIES como a favorita ao troféu do ano.

MELHOR ATOR SÉRIE DRAMA
HUGH LAURIE / MICHAEL C. HALL / BILL PAXTON / JONATHAN RHYS-MEYERS / JOHN HAMM

Entre Hugh Laurie (HOUSE) e Michael C. Hall (DEXTER). Como o Dr. House ganhou dois anos consecutivos, alguém tem dúvida que ficará com o serial killer ex-agente funerário?

MELHOR ATRIZ SÉRIE DRAMA
PATRÍCIA ARQUETTE / GLENN CLOSE / MINNIE DRIVER / EDIE FALCO / SALLY FIELD / HOLLY HUNTER / KIRA SEDGWICK

A queridinha da crítica americana Kira Sedwick (THE CLOSER) já foi tão indicada e premiada que já está virando marmelada. O mesmo serve para Edie Falco (THE SOPRANOS). Sally Field, vencedora do Emmy por BROTHERS & SISTERS, pode vir a ser uma surpresa, mas a disputa acirrada deve ser entre Glenn Close (DAMAGES) e Minnie Driver (THE RICHES). Holly Hunter (SAVING GRACE) e Patrícia Arquete (MÉDIUM) fecham a disputa.

MELHOR ATOR SÉRIE CÔMICA
ALEC BALDWIN / STEVE CARRELL / RICKY GERVAIS / DAVID DUCHOVNY / LEE PACE

Ficará entre Alec Baldwin (30 ROCK) e o virgem de 40 anos, Steve Carrell (THE OFFICE), porém com chances para Lee Pace (PUSHING DAISIES). Ou pode ser que dê zebra e o ex-ARQUIVO X, David DUCHOVNY (CALIFORNICATION) leve.

MELHOR ATRIZ SÉRIE CÔMICA
CHISTINA APPLEGATE / AMÉRICA FERRERA / ANNA FRIEL / TINA FEY / MARY-LOUISE PARKER

Interessante... pela primeira vez uma DESPERATE não aparece na lista (e olha que Márcia Cross é sempre digna de indicação). Quem levará o bi-campeonato:Mary-Louise Parker (WEEDS) ou América Ferrera (UGLY BETTY)? Temos ainda SAMANTHA WHO?, 30 ROCK e PUSHING DAISIES. Difícil... muito difícil...

MELHOR ATOR COADJUVANTE
TED DANSON / KEVIN DILLON / JEREMY PIVEN / ANDY SERKINS / WILLIAM SHATNER / DONALD SUTHERLAND

Como não vi o trabalho de nenhum dos indicados não apostaria nessa categoria. Mas em todo caso, se me obrigassem ficaria entre Donald Sutherland (DIRTY SEXY MONEY) e Ted Danson (DAMAGES).

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
ROSE BYRNE / RACHEL GRIFFITHS / KATHERINE HEIGL / SAMANTHA MORTON / ANNA PAQUIN / JAIME PRESSLY

Só conheço os trabalhos de Katherine Heigl, vencedora do Emmy por GREY’S ANATOMY e Rachel Griffths (BROTHERS & SISTERS) e embora goste das duas, fico me perguntando por que mais uma vez Heigl é indicada enquanto Sandra Oh, ainda superior a colega de elenco, é praticamente ignorada. Será que eles não indicam gente feia?! A pergunta é absurda, mais ao menos explicaria tamanha injustiça.
por ALVARO ANDRÉ ZEINI CRUZ

Nenhum comentário: