segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

GLOBO DE OURO: CINEMA

Está aberta a temporada de premiações! O GLOBO DE OURO, considerado um pré-Oscar (embora já não faça jus ao título, pois as premiações andam bastante distintas) divulgou a lista de indicados no último dia 13 e este blog comenta aqui, com certo atraso, não só as principais categorias cinematográficas, como também as televisivas. E vamos a elas!

MELHOR FILME – DRAMA/SUSPENSE
O GÂNGSTER / ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ / SENHORES DO CRIME / DESEJO E REPARAÇÃO / THE GREAT DEBATER / CONDUTA DE RISCO / SANGUE NEGRO

Exceto CONDUTA DE RISCO, elogiado thriller estrelado por George Clooney, nenhum dos demais indicados chegou aos cinemas brasileiros. DESEJO E REPARAÇÃO surpreende pelo número de indicações (7 no total), embora (ao menos por enquanto) não ameace o favoritismo de produções como O GÂNGSTER, de Ridley Scott, e ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, badalada produção dirigida pelos irmão Cohen, recém-premiada como melhor filme pelo WASHINGTON DC ÁREA FILM. Concorrem ainda SENHORES DO CRIME, novo filme de Cronemberg (MARCAS DA VIOLÊNCIA), THE GREAT DEBATER, além do apelidado “novo CIDADÃO KANE”, THERE WILL BE BLOOD, de Paul Thomas Anderson (MAGNÓLIA).

MELHOR FILME – COMÉDIA/MUSICAL
ACROSS THE UNIVERSE / JUNO / HAIRSPRAY / JOGOS DO PODER / SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET

Se a categoria drama/suspense têm favoritos bem destacados, esta vem mais equilibrada. ACROSS THE UNIVERSE, recém-lançado no Brasil (não me perguntem onde!) destaca-se pela ousadia de basear seu roteiro sobre músicas dos Beattles e conta com um visual bastante interessante. HAIRSPRAY (o único o qual assisti) é uma comédia musical mais do que simpática, e embora tivesse sua indicação prevista desde o princípio, dificilmente levará o troféu para casa. JOGOS DO PODER têm Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman, é dirigido por Mike Nichols (CLOSER, QUEM TEM MEDO DE VIRGÍNIA WOOLF?) e isso deve no mínimo justificar sua indicação. O independente JUNO vem ganhando força em outras premiações, e por fim, SWEENEY TODD, é considerado por boa parte da crítica um dos melhores trabalhos de Tim Burton (A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATES, ED WOOD), o que o faz despontar como grande favorito da categoria.

MELHOR ATOR – DRAMA/SUSPENSE
DANIEL DAY-LEWIS / DENZEL WASHINGTON / GEORGE CLOONEY / VIGGO MORTENSEN / JAMES MCAVOY

Categoria acirrada. Quatro atores experientes contra um jovem promissor extremamente talentoso. Para aqueles que não conhecem o trabalho de James McAvoy, vale conferir a interpretação intensa do rapaz em O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (ele também fez CRÔNICAS DE NÁRNIA, mas esse é dispensável), num papel extremamente difícil, pelo qual o ator merecia um maior reconhecimento. Ao lado de McAvoy, os sempre competentes Daniel Day-Lewis (vencedor do OSCAR por MEU PÉ ESQUERDO), Denzel Washington (vencedor do OSCAR por DIA DE TREINAMENTO), Viggo Mortensen, que assim como Elijah Wood, anda procurando grandes papéis em filmes menores após O SENHOR DOS ANÉIS, e por último, George Clooney, naquela que dizem ser a melhor interpretação de sua diversificada carreira (Clooney é também um grande diretor).

MELHOR ATRIZ – DRAMA/SUSPENSE
ANGELINA JOLIE / JODIE FOSTER / CATE BLANCHETT / JULIE CHRISTIE / KEIRA KNIGHTLEY

Uma lista curiosa que deixa de fora nomes como Ashley Judd (por POSSUÍDOS) e Anne Hathaway (por BECOMING JANE), antes apostas certas entre as indicadas. Cate Blanchett mais uma vez presente num dos maiores prêmios do cinema americano (após conquistar inúmeras indicações e prêmios por BABEL e NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO); Keira Knightley (ORGULHO E PRECONCEITO, PIRATAS DO CARIBE) também figurinha repetida mais do que merecida, afinal, a garota é talentosa; Jodie Foster e Julie Christie indicadas por papéis em filmes que não fizeram lá muito alvoroço, e Angelina Jolie, que há muito tempo não fazia algo merecedor de um prêmio.

MELHOR ATOR – COMÉDIA/MUSICAL
JOHN C. REILLY / JOHNNY DEPP / RYAN GOSLING / PHILIP SEYMOUR HOFFMAN / TOM HANKS

Tão acirrada quanto a categoria drama/suspense, esta traz grandes nomes, que já passaram ao menos por um punhado de premiações. Johnny Depp (EDWARD, MÃOS DE TESOURA) é sempre genial e mal posso esperar para vê-lo na pele do barbeiro demoníaco em sua mais nova parceria com Tim Burton. O mesmo vale para John C. Reilly (CHICAGO, AS HORAS). Ryan Gosling (UM CRIME DE MESTRE) já havia aparecido nas principais premiações do ano pelo independente HALF NELSON e Philip Seymour Hoffman (vencedor do Oscar por CAPOTE), vem indicado por THE SAVAGES, além de integrar o elenco de JOGOS DO PODER, que traz a indicação de Tom Hanks, que a muito não fazia algo considerável.


MELHOR ATRIZ – COMÉDIA/MUSICAL
AMY ADAMS / ELLEN PAGE / HELENA BOHAM-CARTER / MARION CONTILLARD / NIKKI BLONSKY

Parabéns! Todas são muito talentosas, merecedoras, (blá-blá-blá, etc) but sorry, Edith Piaf está saindo desde já com o troféu nas mãos, disfarçada de Marion Contillard. Alguém vai discutir?

MELHOR ATOR COADJUVANTE
CASEY AFFLECK / JAVIER BARDEM / PHILIP SEYMOUR HOFFMAN / JOHN TRAVOLTA / TOM WILKINSON

Dupla chance para Philip Seymour Hoffman, indicado aqui por sua participação em JOGOS DO PODER. Casey Affleck vem sendo festejado por seu papel em O ASSASSINATO DE JESSÉ JAMES PELO COVARDE ROBERT FORD, enquanto Javier Barden e Tom Wilkison concorrem por suas atuações em ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ e CONDUTA DE RISCO, respectivamente. Quanto a John Travolta, que esbanja energia e simpatia na pele de uma mulher obesa em HAIRSPRAY, corre por fora com poucas chances de levar, mas foi ao menos merecidamente lembrado.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
AMY RYAN / CATE BLANCHETT / JULIA ROBERTS / SAOIRSE RONAN / TILDA SWINTON

Cate Blanchett está para Philip Seymor Hoffman e desponta também indicada em duas categorias, nesta por I’M NOT THERE. Julia Roberts completa o trio protagonista concorrente por JOGOS DO PODER, Amy Ryan vem com MEDO DA VERDADE, e DESEJO E REPARAÇÃO e CONDUTA DE RISCO ganham mais uma indicação pelos trabalhos de Saoirse Ronan e Tilda Swinton, respectivamente.

MELHOR DIRETOR
ETHAN e JOEL COHEN / TIM BURTON / RIDLEY SCOTT / JOE WRIGHT / JULIAN SCHNABEL

De um lado ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ se consagrando aos poucos como o melhor do ano, o que dá aos Cohen grandes chances nesta categoria; do outro, Tim Burton (finalmente de volta as grandes premiações!) e Ridley Scott, com SWEENEY TODD e O GÂNGSTER, ambos destacados entre os melhores trabalhos dos dois diretores. Por fora, Joe Wright (por DESEJO E REPARAÇÃO) e Julian Schnabel (por O ESCAFANDRO E A BORBOLETA) que já vêm com certo mérito por desbancar a indicação de Paul Thomas Anderson (THERE WILL BE BLOOD), antes tida como certa.

MELHOR ROTEIRO
JUNO / DESEJO E REPARAÇÃO / ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ / JOGOS DO PODER / O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

Quatro grandes filmes contra um pequeno independente, o elogiadíssimo JUNO, que vem ganhando força pouco a pouco. Difícil analisar sem ver; na verdade impossível! Resta aguardar...

MELHOR ANIMAÇÃO
RATATOUILLE / BEE MOVIE / OS SIMPSONS

Com PERSEPOLIS fora da categoria (foi parar na de MELHOR FILME ESTRANGEIRO), RATATOUILLE reina magnânimo não só como a melhor animação, como também entre um dos melhores do ano, não deixando chances ao humor non-sense de OS SIMPSONS, e muito menos ao criticado BEE MOVIE, que traz Jerry Seinfeld versão abelha.
por ALVARO ANDRÉ ZEINI CRUZ

Nenhum comentário: