domingo, 11 de maio de 2008

GO, SPEED, GO!

Têm-se falado aos montes que o chimpanzé Zequinha é o grande astro de SPEED RACER. Os irmãos Wachowski parecem concordar com tal opinião, já que seu longa, baseado no anime dos anos 60, desperdiça boa parte do tempo centrando-se na dupla formada pelo animal de estimação e pelo irmão caçula (vivido por Paulie Litt) do protagonista. Uma pena, pois o que falta ao filme é justamente a presença de um protagonista bem estruturado, algo que justifica a interpretação apática de um ator talentoso como Emile Hirsch.
Ainda assim, SPEED RACER tem lá seus méritos, e acreditem, não são poucos. O maior deles acaba nem sendo uma grande surpresa, já que, num filme dirigido pelos Wachowski, responsáveis pela trilogia MATRIX, um visual arrojado era, no mínimo, esperado. A simplicidade, o clean, as cores pastéis vistas no desenho original, aqui dão espaço a um mundo de curvas e cores fortes, que beiram a psicodelia. E falando em curvas, as pistas de corrida que servem de cenário ao filme, mais parecem imensas montanhas-russas, o que aumenta ainda mais a tensão das cenas.
Com um início intenso e ousado, onde personagens são apresentados através de flashbacks já no meio da ação, SPEED RACER diminui o ritmo em seu desenrolar, voltando a acelerar apenas em seu clímax que, é claro, é centrado nas mais perigosas disputas automobilísticas.
Protagonizado por Emile Hirsch, o filme falha em desperdiçar não apenas o talento do ator protagonista, como também o de Matthew Fox, que faz o misterioso Corredor X. Em contrapartida, conta com as presenças sempre acertadas de Susan Sarandon, Christina Ricci (que exibe uma energia simplesmente contagiante no papel da mocinha Trixie) e, sobretudo, de John Goodman, que cria o personagem mais bem estruturado da trama, além de manter um forte elo emocional com o filho Speed, o que acaba fortalecendo, ao menos um pouco, o protagonista.
Contando com uma edição curiosa, que usa e abusa de cortinas (o que acaba tornando o efeito exaustivo), SPEED RACER apresenta uma série de transições interessantes que, em determinados momentos, remetem aos clássicos cartoons e seriados dos anos 60, o que enriquece ainda mais a homenagem feita ao produto original.
Mesmo apresentando uma série de falhas narrativas, SPEED RACER agrada graças a sua leveza e descomprometimento e, definitivamente, seduz através do visual. Ficam “sobrando” apenas o garoto e o macaco, que divertem a princípio, mas acabam se tornando um artifício fácil com o decorrer da trama. E convenhamos, se a intenção fosse ver tal dupla improvável, era mais acertado correr até a locadora e alugar algo do tipo O HÓSPEDE QUER BANANAS.

por ALVARO ANDRÉ ZEINI CRUZ

2 comentários:

Luiz Rosa disse...

E aew alvinho, sou eu o Luiz, então cara, o Speed Racer, eu achei muito legal da parte dos irmãos diretores escolherem o cenário que Speed Racer mostra, menos no começo que mais parecia uma versão de cinema de uma série infantil (Lazy Town, vc já deve ter ouvido falar), depois melhora, mas concordo que o filme tenha seus méritos, mas a história é cansativa, e não teve o impacto esperado (que eu esperava) nas corridas, Speed Racer deixou (mais pela história) um sentimento de que as coisas ficaram no ar... é meio complicado de explicar mas Speed Racer daria sim é um bom video game, esse filme me deixou com a sensação de que desde Matrix (The Matix) os irmãos waccjhfdfjkhdsf... vieram decaindo em seus filmes V de Vingança até que foi uma exceção, mas não foi tão bombástico e agora com Speed parece ficar esse sentimento de filmes com potencial tão grande não decolarem...

Talvez eu esteja falando merda (desculpe a palavra) mas é mais ou menos por ai que eu vejo a trilha dos Irmão Wachowski até agora, talvez eu esperasse uma adaptação mais como foi a do Batman (digo algo mais próximo do real, verossímil seria a palavra?) mas me preocupa que esteja virando moda tornar os filmes mais realistas e isso pode desgastar essa idéia tão genial...

Espero encioso o comentário sobre Rambo 4 (Rambo IV)

Luiz Rosa disse...

Até que é verdade, o visual do speed racer é com certeza inovador (principalmente as “montanhas russas” como vc disse das pistas...)

Mas e ai o que vc achou do meu blog? Curtiu a zoação com a mulher do coringa? ^^ uehuehueh