sábado, 23 de fevereiro de 2008

OSCAR 2008: PALPITES

Às vésperas do Oscar é impossível deixar de entrar na brincadeira (e ressalto a palavra brincadeira, já que como tudo neste blog, as linhas que seguem abaixo são opiniões estritamente pessoais, sujeitas a discordâncias civilizadas) e dar meus palpites e pitacos sobre a premiação mais charmosa e divertida do ano (e vejam que em momento algum disse ser a melhor, embora ache que o Oscar tem sido uma premiação bastante criteriosa e interessante nos últimos anos). Vamos à vaca fria:

MELHOR FILME

Se DESEJO E REPARAÇÃO estivesse concorrendo há coisa de nove ou dez anos, certamente seria o favorito. Hoje, numa premiação que prefere filmes mais intimistas ou politizados, o romance dirigido por Joe Wright (vencedor do Globo de Ouro e do Bafta) corre por fora ao lado de CONDUTA DE RISCO. No páreo mesmo estão o favorito ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, dos Cohen, SANGUE NEGRO, de Paul Thomas Anderson, e o independente JUNO, de Jason Reitman, certamente o candidato que mais cresceu desde a indicação, deixando para trás a posição de azarão e ocupando agora a prefêrencia de 70% do público americano entre os candidatos ao Oscar de Melhor Filme. Resumindo, ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ é ainda o grande favorito, mas há sim possibilidades de tanto SANGUE NEGRO quanto JUNO serem as zebras da noite.

MELHOR DIRETOR

Se JUNO deixou a posição de azarão no desenrolar da disputa, seu diretor permaneceu nela e tem chances quase nulas de levar a estatueta. Aliás, nem o vencedor do Globo de Ouro Julian Schnabel (O ESCAFANDRO E A BORBOLETA) tem lá grandes possibilidades, numa disputa que deve ser acirrada entre os Cohen e Paul Thomas Anderson, mas que deve acabar favorecendo os irmãos diretores de ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ.

MELHOR ATOR

Daniel Day-Lewis é quase que unanimidade e deve levar a estatueta de Melhor Ator. Enfim, não será dessa vez que verei Johnny Depp ou Viggo Mortensen subirem ao palco.

MELHOR ATRIZ

A categoria mais acirrada da noite, conta com uma leve vantagem para Julie Christie, interpretando uma personagem que sofre do mal de Alzheimer, em LONGE DELA. Aliás, é justamente o que me incomoda na candidatura da atriz: sua indicação aparenta dar maior importância à densidade da personagem do que à interpretação de Christie. Prova disso é que há alguns anos, Judi Dench e Kate Winslet foram indicadas por viverem uma personagem que sofria da mesma doença. Assim, torço para que Marion Contillard tenha seu magnífico trabalho em PIAF reconhecido, mas confesso que ficaria encantado caso a doce Ellen Page levasse por JUNO.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Javier Bardem, por ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ. Alguém dúvida?

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Sempre apostei na vitória de Cate Blanchett, mas seu Bob Dylan em I'M NOT THERE deixou de ser o favorito da noite. A aposta da vez é Ruby Dee por seu desempenho em O GÂNGSTER.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Estatueta praticamente dada à JUNO, embora CONDUTA DE RISCO e RATATOUILLE ainda continuem na briga (mesmo com chances pequenas).

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Mais uma vez ficará entre ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ e SANGUE NEGRO, mas a vitória novamente deverá ser dos irmãos.

MELHOR ANIMAÇÃO
Uma das categorias mais acirradas da noite. Não, TÁ DANDO ONDA não tem a mínima chance, além do mais, um pinguim já ganhou ano passado. A briga será entre os aclamados RATATOUILLE e PERSÉPOLIS, com uma ligeira vantagem para o ratinho Remy (aliás, sempre comentou-se a grande possibilidade da animação da Pixar estar presente entre os candidatos à Melhor Filme. O burburinho não se concretizou, mas RATATOUILLE, saiu com um número alto: cinco indicações).


por ALVARO ANDRÉ ZEINI CRUZ

Nenhum comentário: