quarta-feira, 24 de outubro de 2007

SUPERBAD - É HOJE

Não sou adepto aos besteróis teen norte-americanos. Gosto de QUEM VAI FICAR COM MARY? e do primeiro episódio de AMERICAN PIE, e há anos não via algo bom dentre tantas comédinhas chulas voltadas para o público adolescente.
Faço ainda uma confissão: resisti até hoje a assistir as tão bem recebidas (e bem criticadas) O VIRGEM DE 40 ANOS e a recente LIGEIRAMENTE GRÁVIDOS, mas acho que não terei escapatória depois de ver à simpática e divertida SUPERBAD – É HOJE. Em comum aos três filmes, a presença do ator e roteirista Seth Rogen, que atua nas três produções e assina o roteiro desta última.
Em SUPERBAD, vemos a história dos amigos Seth (Jonah Hill), Evan (Michael Cera) e Fogell (Christopher Mintz-Plasse), três típicos loosers que estão loucos para perder a virgindade antes do término das aulas. Após prometerem a seus interesses amorosos (ou, melhor dizendo, sexuais) levar bebidas alcoólicas para uma festa, os três tem que driblar a menoridade (nos EUA bebidas alcoólicas só acima de 21 anos!) para cumprirem o prometido. Claro que isso desencadeia inúmeras reações inusitadas e hilárias o que acaba colocando a amizade do grupo (principalmente a de Seth e Evan) a prova.
O grande mérito de SUPERBAD está no fato de tratar seus protagonistas como adolescentes comuns, e que agem como tais, diferente de boa parte da trupe de teens que vemos no cinema holywoodiano. Enquanto em outras comédias do gênero o comum são rostos bonitos e um vocabulário bem-comportado, SUPERBAD traz três “mocinhos” desajeitados, bocas-sujas e de aparência duvidosa.
Em seu terceiro ato, a comédia toca de forma sensível (porém, não menos debochada) em temas comuns ao universo jovem, como o término do ensino médio (e as mudanças vindas com este) e a entrada para a universidade. Escancarada e sem papas na língua (apesar do final romântico meio que inacreditável), SUPERBAD é a prova de que mesmo do besteirol, coisas boas podem surgir. São ocasiões raras, mas que vez ou outra (como esta) acontecem!
por ALVARO ANDRÉ ZEINI CRUZ

Nenhum comentário: