quarta-feira, 11 de julho de 2007

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX



HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX é uma obra literária adaptada para as telas de cinema, mas certamente seria cabível como produto da TV norte-americana. Talvez uma série, a julgar pelo caráter episódico desta quinta aventura do bruxinho e seus amigos; na primeira semana viria o piloto; em seguida um capítulo dedicado à Ordem da Fênix, um à Dolores Umbridge, à oclumência, e assim por diante.
Assim é narrativa de A ORDEM DA FÊNIX, convencional, episódica e num ritmo totalmente descompassado. Dirigido por David Yates, cujo currículo conta com uma imensa bagagem televisiva, o filme deixa sempre a impressão de que está prestes a decolar. A projeção termina, a impressão fica, e o filme acaba sendo correto, mas só.
Se A ORDEM DA FÊNIX é sombrio? Sim, até certo ponto. Mas nada que se compare aos dois episódios anteriores da série, especialmente O PRISIONEIRO DE AZKABAN, do mexicano Alfonso Cuarón. Responsável por revolucionar o destino da série em sua versão cinematográfica, Cuarón trazia em AZKABAN todo o universo concebido pela autora J. K. Rowling e já explorado por Chris Columbus, imerso numa atmosfera mais adulta, com personagens complexas e um clima de tensão a todo instante.
A continuidade, O CÁLICE DE FOGO talvez não tenha ficado a altura, mas certamente o sucessor Mike Newell entendeu o recado. Yates por sua vez parece não ter compreendido a mensagem; sua ORDEM DA FÊNIX mistura a magia e a inocência dos filmes de Columbus (A PEDRA FILOSOFAL e A CÂMARA SECRETA) ao tom sombrio adotado por Newell e Cuarón. O resultado é um filme indeciso, sem personalidade própria.
Mas a maior lástima é ver um elenco de tamanho porte ser desperdiçado em personagens superficiais e até figurações. Dentre os adultos, pouco se vê Maggie Smith, Emma Thompson, Alan Rickman, David Thewlis e Helena Bonham Carter (estreando na série), grandes atores que outrora balanceavam as dificuldades do elenco jovem. Quanto a este, pode-se destacar pouco; talvez apenas a novata Evanna Lynch como Luna Lovegood, já que Rony e Hermione foram mal explorados pelo roteiro, e Harry volta como um adolescente “aborrecente” num desempenho apenas mediano de Daniel Radcliffe. Assim, a trama perde seu ótimo alívio cômico (Rony) e desperdiça Hermione, a melhor personagem do livro, interpretada por Emma Watson, a mais forte atriz dentre os protagonistas.
Se até aqui você ainda não desistiu de ver ao filme, alegre-se ao saber que HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX tem sim suas qualidades. A começar pela presença de Imelda Stauton (como Dolores Umbridge), cujas cenas são sempre boas e divertidas. Há ainda os ótimos efeitos especiais, a direção de arte inspirada, cenários de encher os olhos, e o esperado primeiro beijo de Harry Potter (mesmo que seja com a Cho “Chata”). Por fim, a trama engrena em seu último ato, trazendo nos momentos finais o clima que deveria estar envolto no filme todo.
HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX é além do livro mais longo da série, o que tem menos ação. Em compensação a trama é complexa e recheada de suspenses e conflitos adolescentes, coisas que quando surgem na tela, vêm de forma artificial. Numa história que retrata o início de uma guerra (mesmo que esta seja no mundo dos bruxos), o clima de tensão e urgência é essencial. Infelizmente o resultado, apesar de esteticamente belo e até mesmo divertido, é bastante irregular. Fica a impressão de uma obra sem vida própria, além da certeza que a série precisa ser novamente reinventada. Talvez seja a hora de se pensar em trazer de volta um certo mexicano para junto de Harry, Rony e Hermione.

por ALVARO ANDRÉ ZEINI CRUZ

2 comentários:

Rafaela disse...

O sexto filme também será dirigido por David Yates... Vc leu o sétimo livro? Espero que tragam um bom diretor, pois as cenas de batalha são muito visuais e precisam de um bom diretor para deixá-las interessantes!

(ps: configura o seu blog para aceitar comentários de qq pessoa, por enquanto, somente quem tem conta no blogger pode comentar).

Bjs

Elvio disse...

E quando sai a próxima resenha hein??