sábado, 10 de novembro de 2007

PLANETA TERROR


Zumbis famintos por carne humana, litros e litros de sangue película afora e, é claro, mulheres lindíssimas cujo número de armas é inversamente proporcional ao número de peças de roupas. Não, não estou falando de mais um filme da irregular franquia RESIDENT EVIL, e sim de PLANETA TERROR, uma homenagem do diretor Robert Rodriguez aos filmes trash da década de 70.
Concebido como a primeira parte do projeto GRINDHOUSE (a segunda é À PROVA DE MORTE, de Quentin Tarantino), PLANETA TERROR traz aquilo que todo bom filme de horror B deve apresentar, ou seja, pouca história, personagens bem marcados e sustos e mais sustos regados à base de muita carnificina.
O resultado é uma narrativa frágil, como era de se esperar, mas nem por isso menos divertida, graças aos marcadores do gênero presentes a todo instante na tela: a começar pelos letreiros amarelos, passando pela trilha sonora ultrapassada, até chegar a uma legião de personagens clichês (o médico psicopata, a “enfermeira” sexy e perigosa, a stripper injustiçada), defendidos por interpretações bastante caricatas.
Resumindo, aquilo que faria de qualquer outro companheiro do gênero um filme ruim, faz de PLANETA TERROR uma obra despretensiosa e divertida que transforma supostas deficiências técnicas em linguagem: durante a projeção há inúmeros efeitos que nos dão a impressão de sujeira na película e película queimada, além da sacada genial do letreiro nos comunicando a falta de um dos rolos em meio ao filme, fazendo com que a narrativa dê um salto no mínimo interessante.
Com participações de Bruce Willis (DURO DE MATAR 4.0) e Naveen Andrews (LOST), PLANETA TERROR é protagonizado pelo ótimo trio formado pela bela Rose McGowan (CHARMED), uma stripper que tem a perna substituída por uma metralhadora, Marley Shelton (SIN CITY), uma médica anestesista sexy e misteriosa, e Freddy Rodriguez (SIX FEET UNDER), que com uma interpretação canastrona, dá vida à El Wray, um típico mocinho fora-da-lei.
Completando a diversão, uma cena de sexo digna do Cine Band Privé, além de um falso trailer, dirigido pelo próprio Rodriguez, parodiando filmes de ação dos anos 70.
PLANETA TERROR deve agradar principalmente aos fãs dos extintos cinemas Grindhouse (salas especializadas em filmes de horror trash), afinal, cumpre com êxito aquilo a que se propõe. Sua única ressalva está na violência exagerada utilizada nas matanças filme a fora (aliás, muito bem-feitas para uma obra que propõe mimetizar o cinema trash), que certamente não agradará àqueles com um estômago mais frágil.


por ALVARO ANDRÉ ZEINI CRUZ

***
FOX exibindo CLUBE DA LUTA, TELECINE, CASSINO ROYALE, enquanto a Warner passa O APANHADOR DE SONHOS. Isso sim é que eu chamo de concorrência desleal...

Um comentário:

marcosh disse...

Aeeeee... Genial esse filme, mas como no Brasil nunca teve Grindhouse fica como homenagem aos que adoram alugar (e agora comprar) VHS´s emboloradas nas locadoras...

Marcos